Odissey system

Laboratory of Molecular Genetics - Faculty of Medical Sciences - Unicamp

O Odyssey é um equipamento que foi desenvolvido pela empresa Li-Cor Biosiciences. A grande novidade tecnológica deste aparelho é que este utiliza fluoróforos que emitem sinal no comprometimento de onda infravermelho (são dois os corantes utilizados: o IRDye 700nm e o IRDye 800nm). Esta característica resulta em um menor sinal de base/fundo (background), uma vez que é sabido que os materiais plásticos e as membranas de hibridização utilizadas rotineiramente em laboratórios de pesquisa emitem pequena quantidade de fluorescência e, ainda, podem dispersar a luz, o que influencia as análises quantitativas. Sendo assim, para a realização de experimentos com estes corantes, não há necessidade de filmes autorradiográficos e sala escura, o que resulta em economia de dinheiro e de espaço.

Outra grande vantagem deste equipamento é a sua multi-funcionalidade, pois existem inúmeras possibilidades de aplicações: Western blots, imunocitoquímica (in-cell Westerns), ensaios de mudança de mobilidade eletroforética em gel (Eletrophoretic Mobility Shift Assay – EMSA) fluorescentes, imagens de tecidos (imunohistoquímica), imagens in vivo (animais de pequeno porte) e quantificação de proteínas em larga escala (arrays de proteína). Dessa maneira é possível, com o mesmo equipamento, realizar experimentos tão diversos quanto a imunohistoquímica e o rastreamento de moléculas marcas no organismo de um animal.

Ainda em relação ás aplicações, este é um dos poucos equipamentos que permitem a realização de quantificação de proteínas em larga escala. Com a grande explosão da genômica funcional, a “proteômica funcional” surgiu como uma disciplina de grande importância, a qual vem complementar e aprofundar os resultados obtidos com técnicas de quantificação de transcritos em larga escala.

Reservas