Laboratory of Multiuser Equipment

Laboratory of Molecular Genetics - Faculty of Medical Sciences - Unicamp

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home News
Notícias

34º Congresso Brasileiro de Epilepsia

E-mail Print PDF

Acontece entre os dias 6 a 9 de Junho o 34º Congresso Brasileiro de Epilepsia, promovido pela Liga Brasileira de Epilepsia. Lembrando que os trabalhos científicos deverão ser enviados até o dia 10 de abril de 2012. Para mais informações, clique aqui

 

Boas práticas científicas

E-mail Print PDF

fapesp-codigoA FAPESP lançou no dia (27/9) seu Código de boas práticas científicas, conjunto de diretrizes éticas para a atividade profissional dos pesquisadores que recebem bolsas e auxílios da Fundação. O documento, primeiro do gênero de uma grande agência de fomento brasileira, organiza normas que, em diversos casos, já fazem parte da rotina da Fundação e das instituições de pesquisa, como a necessidade de pesquisadores e avaliadores declararem situações de conflito de interesses ou a importância de conservar os registros da pesquisa após a publicação dos resultados. Em outros aspectos, o código busca definir normas para práticas sobre as quais pode haver interpretações divergentes. No que diz respeito à indicação dos autores de um trabalho científico, por exemplo, estabelece que devem ser incluídos apenas aqueles que, tendo concordado com a indicação, tenham efetivamente dado contribuições intelectuais diretas e substanciais para a concepção da pesquisa. E esclarece que a cessão de recursos financeiros e de infraestrutura "não é condição suficiente para uma indicação de autoria de trabalho resultante dessa pesquisa".

Read more...
 

QG Virtual dá suporte logístico

E-mail Print PDF

DR. Fernando CendesO prédio do Centro Multimodal de Neuroimagem para Estudos em Epilepsia da Unicamp será construído num terreno contíguo ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas. A obra, em fase de licitação, é fruto de um consórcio formado pelo Instituto de Física "Gleb Wataghin", Faculdade de Ciências Médicas, Hospital das Clínicas e Reitoria. O edifício vai funcionar como uma espécie de quartel-general virtual do CInAPCe. Abrigará estagiários do curso de Física Médica, a máquina de ressonância magnética e parte dos laboratórios, além de centralizar as pesquisas desenvolvidas nas nove unidades da Unicamp que integram o programa. São múltiplos os focos de estudos – vão da neurofísica à análise sensorial; do processamento de imagens à engenharia molecular; da genética à divulgação cientifica, entre inúmeros exemplos. Não é à toa que os coordenadores do programa, os professores Fernando Cendes e Roberto Covolan, vêem o Centro como um marco no âmbito do programa e da própria história da Unicamp.

"A partir da neuroimagem, mas não só dela, o centro funcionará como plataforma de um núcleo de pesquisa avançada em neurociência. Sem falsa modéstia, buscamos mesmo essa coisa mais ambiciosa", admite Covolan, para quem o esforço concentrado empreendido pela Unicamp e parceiros no projeto e em suas derivações não só está no mesmo patamar das instituições mais avançadas do mundo como também pode servir, no futuro, de referência para programas similares. "Nós vamos competir internacionalmente. O grupo como um todo já tem grande inserção, com um número considerável de publicações científicas em revistas de alto impacto", afirma Cendes, endossando os argumentos do colega.

Read more...
 

FAPESP lança nova edição de seus Indicadores

E-mail Print PDF

Agência FAPESP – A FAPESP lançou os Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo 2010, nova edição de sua série iniciada em 2002. A publicação está disponível para leitura e consulta no site da Fundação.

"A série Indicadores da FAPESP constitui instrumento de grande valia para formular e avaliar as políticas públicas relativas à ciência e à pesquisa tecnológica", diz Celso Lafer, presidente da Fundação.

A publicação teve coordenação geral de Ricardo Renzo Brentani, diretor-presidente da FAPESP, e de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico. A coordenação executiva ficou a cargo dos pesquisadores Wilson Suzigan, João Furtado e Renato de Castro Garcia.

Read more...
 

Clinical science: Research and repair

E-mail Print PDF

Maintaining a research focus is among the challenges facing aspiring physician-scientists.

For every day that Thomas Cappola spends tending to patients, he spends four in his lab, trying to understand at the genetic level why those patients are ill, and how they can best be treated. To do so, Cappola, a cardiologist at the University of Pennsylvania School of Medicine in Philadelphia, relies not only on his extensive medical training, but also on a postdoctoral fellowship in applied genomics.

Cappola is a physician-scientist — a scientifically trained clinician who works in both patient care and research, in this case applying genomics technology, bioinformatics and statistics to his heart-failure patients' blood and DNA samples. Cappola likes to say that he has a "crazy set of skills", which he enjoys using. "I see patients one day a week, and the rest of the time I get to think about their problems and how to solve them," he says.

nj7360-361a-i1_0

In a sense, physician-scientists are like any other scientist competing for the jobs, funding and personnel required to advance their research. Yet theirs is a profession with its own hurdles and opportunities, and one to which funding agencies are paying special attention, especially with taxpayers demanding proof that federal grants are being put to good use.

Read more...
 


Page 2 of 2

PHOTO GALLERY

INSTITUTIONS

Banner
Banner
Banner
Banner